Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade
ABR
27

A RAINHA DO SAMBA ROCK, BETH VIANA, FARÁ APRESENTAÇÃO EM 1º DE MAIO - CONHEÇA SUA HISTÓRIA

Quarta, 27/04/2022
Perfil

A cantora Beth Viana se apresentará no dia 1º de maio de 2022, na Feira Permanente, no Recanto da Cascata em São Roque. Traga a sua família e venha prestigiar uma boa música brasileira com a gente! Conheça mais sobre a história desta mulher que encantou o Brasil.

 

CONHEÇA A HISTÓRIA DE BETH VIANA, A RAINHA DO SAMBA ROCK

Elizabeth Viana nasceu no dia 17 de dezembro de 1950, no interior de São Paulo, aos 70 anos coleciona histórias, reconhecida pelos seus mais de 50 anos de carreira como cantora e rainha do samba rock.

 

A cantora começou a sua carreira aos 10 anos de idade na Rádio Difusora de Assis. Em 1968, aos 17 anos, se apresentou no programa A Grande Chance (programa de calouros apresentado por Flávio Cavalcanti) e ganhou, seu prêmio foi um contrato com a TV Tupi e com a gravadora RCA.

 

O pai de Beth, Joviano Viana, hoje com 92 anos, foi fundamental para que Elizabeth se tornasse uma das grandes intérpretes da música brasileira. “Ele ficou muito animado quando viu que eu cantava e falou ‘vamos embora para São Paulo que ela vai ter mais chance’”, relata a cantora, que ainda diz: “onde tivesse programas de música, Seu Viana conseguia me colocar. Ele cuidava de tudo, até do meu figurino. Ele mesmo desenhava meus vestidinhos. ”.

 

Depois de dois contratos assinados, em 1969, Elizabeth Viana lança a sua primeira música. A música ‘Meu Guarda-Chuva’ de Jorge Ben foi escolhida como abre-alas, com produção de Wilson Miranda. A canção foi escolhida pois Beth havia comentado com o diretor da TV Tupi, Fernando Faro, que era muito fã de Jorge Ben, que rapidamente arrumou um encontro entre os dois cantores. “Depois eu fui até a casa dele e ele me mostrou várias músicas e dentre delas o ‘Meu Guarda-Chuva’. Aí eu gostei do ‘guarda-chuva’ e falei ‘é meu’!”. Hoje, a primeira gravação dela é uma das canções mais aclamadas do samba rock, um verdadeiro clássico.

 

Já na primeira metade dos anos 70, ela fazia shows pelo Brasil todo, além de cumprir uma agenda de apresentações em programas de rádio e televisão. “Viajava sempre para o Rio de Janeiro onde tinha o programa Haroldo de Andrade, que fazia muito sucesso”, ela conta. Além disso, era um momento em que Elizabeth já se entendia como cantora profissional, tendo atuado em muitos festivais na TV Record e TV Tupi (onde manteve exclusividade por 5 anos), ao lado de grandes orquestras.

 

Elizabeth Viana participou do “Festival Internacional da Canção”, em Periápolis no Uruguai, onde foi um sucesso. Viajou em turnê por todo o Brasil. Ela também foi sócia da badalada casa noturna “O Trem Azul”, no bairro de Pinheiros, em São Paulo, onde se apresentava juntos com outros cantores de sucesso. Anos mais tarde, ela foi convidada para uma turnê no Japão, onde ficou por 6 meses sendo recebida com muito sucesso.

 

Sua música nunca deixou de sair da moda, principalmente nas indicações de DJ´s e críticos que a aclamam “A Rainha do Samba-Rock”.