Prefeitura de São Roque lança Edital de Fomento à Cultura

Quinta, 29/09/2022
Prefeitura de São Roque lança Edital de Fomento à Cultura

A Prefeitura de São Roque lançou nesta sexta-feira, 30 de setembro, um edital público que possibilita o investimento em diversos projetos ligados à área cultural, fomentando o cenário artístico da cidade. A ação é realizada através da Divisão de Cultura e em parceria com o Conselho Municipal de Cultura e o Fórum de Cultura, atendendo a lei 4.084 de 14 de outubro de 2013 (lei de incentivo à cultura), e irá financiar até 26 projetos nas mais diversas áreas, para levar atividades diversas e gratuitas a população.

“São Roque hoje vive uma revolução cultural. Nunca antes se investiu tanto no cenário artístico da nossa cidade, que tem levado não só apresentações gratuitas ao nosso povo, com os Festivais de Jazz e de Inverno, mas também através de fomentos com foco nos nossos artistas regionais, através das oficinas culturais e agora com este novo Edital, onde serão investidos R$ 289 mil (através do Fundo Municipal de Cultura) para a elaboração de atividades que levem o saber e o fazer cultural ao nosso povo”.
O edital prevê o financiamento de três modalidades de projetos culturais:
    • 14 projetos de sete mil reais
    • 07 projetos de 13 mil reais
    • 05 projetos de 20 mil reais
Os interessados podem cadastrar seus projetos entre os dias 3 de outubro e 6 de novembro através da internet, pelo site da cultura, onde irão preencher um formulário de cadastro e enviar os documentos pertinentes.

É importante lembrar que os projetos devem se encaixar em, pelo menos, uma das seguintes áreas culturais: artesanato/ artes plásticas, visuais e design / bibliotecas, arquivos e centros culturais / circo / cultura popular / dança / literatura / museu / patrimônio histórico e artístico / pesquisa e documentação / teatro / audiovisual / bolsa de estudos para cursos culturais e artísticos / desenvolvimento de novas tecnologias para artes.

A seleção dos projetos será realizada pelo Conselho Municipal de Cultura, com auxílio de pareceristas. Ao serem selecionados, os agentes terão 12 meses para realizarem seus projetos, elevando o campo cultural da cidade.

“Cultura se constrói através da união e troca de ideias e experiências. Com este edital, vamos apoiar, preservar e difundir ações de valorização do Patrimônio Cultural da nossa cidade, promovendo experiências criativas e inovadoras em diversas áreas e para todos os tipos de públicos. Convido a todos os nossos artistas que se inscrevam para que, juntos, possamos construir um cenário cultural cada vez mais forte e acessível para São Roque”, afirmou a Diretora de Cultura de São Roque, Sissi Bembom.